Fale conosco
pelo WhatsApp

Carrinho de compras

Controle de motores industriais por meio de Drives

Vamos falar sobre controle de motores industriais por meio de Drives?


Em aplicações do dia-a-dia, os Drives utilizam duas técnicas de controle: Controle escalar e vetorial. 

 - O Controle escalar manipula somente uma variável de controle, sendo ela a frequência de saída. Se uma bomba é desacoplada de um motor e deseja-se realizar testes em um motor à vazio, em que o operador manualmente opera a frequência de saída, nesse caso o controle escalar é o mais indicado. 


 - O controle vetorial, por sua vez, realiza a manipulação de múltiplas variáveis de controle, normalmente sendo a Corrente de Torque, Corrente de Fluxo, Tensão de Saída e Frequência de Saída. Tipicamente, a aplicação do inversor irá nortear qual método de controle é mais apropriado. Se a aplicação requer um nível de precisão elevado e o Drive somente disponibiliza as opções de controle escalar e vetorial, geralmente o controle vetorial é o mais indicado.


Para a linha de drives ACS880 da ABB, uma das opções de controle é o chamado DTC (Direct Torque Control – Controle Direto de Torque). Como o nome sugere, o método controla diretamente o fluxo e o torque do motor, em vez de tentar controlar as correntes do motor de forma indireta, como ocorre nos drives de controle vetorial típicos, oferecendo uma opção de controle muito mais precisa, necessário nos segmentos de metalúrgica, mineração, papel e celulose, entre outros.

Para saber mais sobre Drives e Acionamento clique aqui.




Tags: Controle motores industriais por meio Drives Notícias
Controle de motores industriais por meio de Drives
Navegue em formato retrato