Fale conosco
pelo WhatsApp

Carrinho de compras

Comunicação serial e suas características

Vamos falar sobre comunicação serial? 


O RS-485 (Recommended Standard 485), também conhecido como EIA-485, é um padrão de comunicação serial amplamente utilizado em aplicações industriais que requerem comunicação entre componentes, surgiu em grande parte devido às limitações do RS-232 e a crescente complexidade das comunicações industriais entre componentes de automação industrial durante as décadas de 1960 e 1970. Foi desenvolvido pela Electronic Industries Association (EIA) durante a década de 1980 para atender à essa necessidade crescente de comunicações mais complexas em ambientes industriais e sistemas de controle, onde múltiplos dispositivos precisam se comunicar ao longo de distâncias maiores e em ambientes mais ruidosos, muitas vezes por meio de uma taxa de envio de dados superior. Algumas características que diferenciam o RS-232 do RS-485 estão enunciadas abaixo:

  - O RS-232 suporta somente comunicação ponto a ponto, realizada somente por 2 (dois) dispositivos, enquanto o RS-485 possibilita a conexão de até 32 (trinta e dois) dispositivos por meio de um barramento comum. 

  - O RS-232 suporta distâncias de transmissão de no máximo algumas dezenas de metros enquanto o RS-485 pode estabelecer redes de comunicação entre componentes espaçados por cerca de 1km.

  - O RS-485 possui maior imunidade à ruídos, podendo utilizar cabos de par trançado. Enquanto o RS-232 pode não necessariamente utilizar cabo de par trançado, o RS-485 utiliza a diferença de tensão entre duas vias para a transmissão dos bits. A utilização do par trançado faz com que interferências eletromagnéticas incidam quase que igualmente entre as vias, de tal forma que o elo de comunicação tipicamente é muito menos afetado por interferências se compararmos ao padrão RS-232. 


    Atualmente o RS-485 permanece como padrão amplamente utilizado, sendo muitas vezes implementado nativamente à CLP’s, IHM’s, inversores de frequência, etc; os inversores de frequência da ABB adotam esse padrão, os drives da linha ACS380 da ABB utilizam a placa nativa BMIO-01 como meio de implementação, utilizando protocolo de comunicação Modbus:


Para mais conteúdos acesse nosso blog.

Tags: Comunicação serial suas características ABC Automação
Comunicação serial e suas características
Navegue em formato retrato